terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Calebe comemora o 2º aniversário

 Calebe comemora o 2º aniversário

Saiba como foi a festa e conheça mais do grupo que auxilia a melhor idade


O amplo estacionamento da Universal da Avenida João Dias, 1.800, na capital paulista, estava lotado, só que de pessoas. Ao longe, podia-se ouvir uma canção animada de um grupo musical. O som do ambiente também era preenchido com vozes empolgadas. Todos estavam ali por um motivo especial: comemorar o segundo aniversário do Grupo Calebe.


Em todo o espaço foram armadas tendas para que os “Calebes”, que vieram de várias partes da Grande São Paulo, recebessem cuidados de saúde – aferição de pressão, teste de glicemia e atendimento com nutricionistas – e estéticos – limpeza de pele, massagem, atendimento por manicures e cabelereiros. Além disso, os participantes também receberam auxilio de serviço social, previdência e assuntos jurídicos. Tudo para que pessoas da melhor idade estejam amparadas e informadas de suas necessidades e direitos.
Felizes e saudáveis






Quem vê hoje Nirza Márcia Soares Luz (foto ao lado), de 59 anos, não consegue imaginar que um dia ela precisou usar camisa de força em um hospital. “A minha vida era muito triste. Eu tinha muitos problemas de saúde. Era principalmente acometida por crises debronquite, que me deixavam sem ar. O pior momento dessa crise foi quando cheguei ao hospital com os pulmões infeccionados. Eu sentia tanta dor que me descontrolava e o pessoal precisou colocar uma camisa de força em mim. Eu desmaiei no leito e acordei 3 dias depois na UTI”, recorda.
Então, Nirza foi convidada por uma vizinha a participar dos encontros na Universal, onde conheceu o Calebe, há 10 meses. “Comecei a frequentar as atividades do grupo e isso me animou. Hoje sou uma pessoa muito feliz e graças a Deus saudável”, comemora.
Em frente ao palco de som, várias pessoas faziam ginástica. Maria Amadeu Santana Santos (foto abaixo, ao lado) era uma delas. “Eu gosto muito de ginástica. No Calebe, não falto em nenhuma aula. Antes eu ficava em casa, indisposta. Quando eu andava, tropeçava frequentemente nas coisas, porque as minhas articulações não estavam bem. Minha filha falava para eu procurar alguma atividade, então decidi participar do Calebe”, diz Maria, que sorridente completa: “Me sinto uma jovem de 73 anos.”
Um cuidado com a melhor idade







Assim, o Grupo Calebe tem desenvolvido diversas ações e atividades ao longo desses 2 anos, para cumprir com o objetivo de auxiliar as pessoas mais velhas. “Quando o bispo Macedo fundou o grupo, ele disse: ‘A partir de agora, nasce o Calebe, para cuidar da melhor idade.’ E assim o grupo tem visitado hospitais, asilos, entre outros lugares, procurando por essas pessoas que desejam ajuda. Quando sentimos falta de um participante do grupo, visitamos a casa dele para saber se ele está bem. Realmente é uma obra doEspírito Santo, porque é algo bom para eles. Orientamos os ‘Calebes’ sobre o Estatuto do Idoso, pois há muitas coisas que eles não sabem que são seus direitos. O Calebe vê o idoso como fruto de produção. O físico e o espírito forte é o que faz o idoso ir para frente, e assim temos ajudado muitos dos que já haviam desistido da própria vida”, afirma o pastor Danilo Sgambatti (de camisa vermelha, ao centro na foto abaixo) responsável nacional pelo grupo.
Um realidade nacional






Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)24,8 milhões de pessoas no Brasil têm mais de 60 anos. O IBGE estima que, em 2030, o País poderá ter uma nação de idosos, pois a quantidade de indivíduos com mais de 60 anos poderá superar a quantidade de crianças com até 14 anos. Por isso é preciso atenção, para que esse quadro etário seja sustentável, garantindo um amparo melhor ao idoso.












Esta dinâmica é feita nas Unidades da Fundação Casa de São Paulo, com a orientação dos técnicos da Fundação Casa e Obreiros da IURD.
Pastor Geraldo Vilhena (Coordenador de evangelização em Unidades da Fundação Casa de São Paulo)

UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA:Qual a importância da Folha Universal nesta dinâmica?
Pastor Geraldo Vilhena responde: A Folha Universal é rica em diversas informações que edifica os jovens internos e famílias na parte espiritual e social.
UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Por que edifica na área espiritual?
Pastor Geraldo Vilhena responde: Por que os jovens tem informações de varias mensagens dos Bispos e pastores e também aos testemunhos de transformação de vida

UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA O senhor tem observado mudanças?
Pastor Geraldo Vilhena responde: Sim                                                                depois da implantação deste projeto os jovens internos tiveram mais interesse pela leitura.  Tendo como conseqüência um grande crescimento espiritual e educacional  na vida dos jovens da Fundação Casa.

É usado como fonte a FOLHA UNIVERSAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário