sexta-feira, 24 de abril de 2015

Adolescentes na África do Sul descobrem o segredo da felicidade

 Adolescentes na África do Sul descobrem o segredo da felicidade

Evento “I love JC” incentiva a decisão mais importante da vida


Chamados de born frees (nascidos livres), a geração pós-apartheid (regime de segregação racial que o país adotou de 1948 a 1994), cerca de 40% da população sul-africana, tem muito vigor para a vida, mas se encontra um pouco perdida ainda.
“Os adolescentes estão cientes dos problemas na sociedade, tais como vícios, gravidez precoce, aids e outros, mas muitos deles não conseguem enxergar isso como ‘problema’, não veem a gravidade dos seus atos, achando tudo normal, já que isso faz parte do seu dia a dia. Devido a isso, são facilmente levados a fazer o que todo mundo faz”, ressalta a responsável do grupo TF Teen na África do Sul, Ana Lucia Costa.
Pensando nas dificuldades dessa faixa etária é que foi feito o evento intitulado I love JC” (em português, "Eu amo JC – Jesus Cristo”), com o objetivo de mostrar aos adolescentes que podem ser jovens, felizes e com Jesus. A sede em Joanesburgo contou com a presença de mais de 1,5 mil adolescentes. Nos outros estados, mais de 2 mil adolescentes participaram do evento. Ao todo, 1.714 adolescentes foram batizados nas águas em todo o país.
“Nos preparamos para o evento com 2 meses de antecedência, mas, desde outubro do ano passado vínhamos preparando os adolescentes para terem um entendimento mais profundo do significado do batismo nas águas. O objetivo era fazer o adolescente usar a fé inteligente, ver que o mundo até pode parecer cool (legal), mas a verdade é que só traz desgosto. Mas, com Jesus, a pessoa acha a verdadeira felicidade e vida”, relatou Ana Lucia da Costa.
O pastor Maque Chavane, que realizou o batismo em Johanesburgo, destaca a importância de despertar os jovens para o potencial que têm. “Levar os adolescentes à Salvação é muito importante nessa idade, pois vemos que o mundo se move a um passo acelerado. Meninos e meninas se perdem em coisas inimagináveis. A tecnologia de hoje leva muitos a não pensar ou usar seus talentos para se capacitar, por exemplo. Eles não leem com frequência, pois gastam seu tempo jogando videogames ou estão sempre na internet. A Bíblia aborda sobre a força deles:Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno.’ (1 João 2.14) E eles devem usar essa força para se entregar a Deus e atrair outros adolescentes para uma vida plena. Para isso é que eles foram chamados desde o nascimento.”
A decisão de mudar
A mudança para outro estado por causa do trabalho da mãe foi vista por Paballo Moletsane, de 13 anos, como uma afronta da mãe para querer magoá-la. “Eu me sentia sozinha, me zangava com muita facilidade, não obedecia a minha mãe e me irritava quando ela pedia para eu fazer algo. Por causa disso, acabei me afastando dela, e me aproximei de amigos que eram uma má influência para mim.”











A mãe da adolescente, a secretária Tseliso Moletsane, de 44 anos, percebeu as mudanças da filha. “A Paballo mudou de repente; eu não entendi. Tentei de várias formas fazê-la entender a nossa situação, mas ela cada vez mais ficava irritada comigo. Ela não falava, mas tinha um comportamento rebelde, escolhia más amizades, e eu temia que iria perder a minha filha.” Mas as amizades não mudavam o que a adolescente sentia. “Mesmo com ‘amigos’ eu era muito sozinha e infeliz”, relembra ela.
Foi no TF Teen que Paballo começou a entender mais da vontade de Deus, e do que Ele esperava dela como Sua filha. “Deus se mostrou em minha vida, me moldou, e eu entendi o quanto estava errada. Minha mãe não era minha inimiga, pelo contrário, ela me amava e queria o meu bem. Me afastei das amizades erradas e decidi mudar de vida.” No dia do evento, a adolescente decidiu se batizar nas águas.
A mãe também comemora a transformação. “A nossa relação mudou 100%. Começamos a passar mais tempo juntas e voltamos a ser amigas de novo. Hoje ela é uma adolescente madura, responsável, amiga, simpática e sábia em suas escolhas. Ela é o meu braço direito em casa”.
O bispo Marcelo Pires, responsável pelo trabalho evangelístico na África do Sul, ressalta a importância do trabalho do TF Teen e o seu impacto na sociedade sul-africana. “A África do Sul está vivendo a geração pós-apartheid, portanto sua população é muito jovem e muitos não possuem uma referência de nação livre, por isso se enveredaram em caminhos errados. O grupo TF Teen veio para África do Sul como uma grande oportunidade de formar adolescentes com personalidade e objetivo para um futuro estável.”





A importância da Folha UNIVERSAL na Fundação CASA.


Esta dinâmica é feita nas Unidades da Fundação Casa de São Paulo, com a orientação dos técnicos da Fundação Casa e Obreiros da UNIVERSAL.
Pastor Geraldo Vilhena (Coordenador de evangelização em Unidades da Fundação Casa de São Paulo)










UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA:Qual a importância da Folha Universal nesta dinâmica?
Pastor Geraldo Vilhena responde: A Folha Universal é rica em diversas informações que edifica os jovens internos e famílias na parte espiritual e social.
UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Por que edifica na área espiritual?
Pastor Geraldo Vilhena responde: Por que os jovens tem informações de varias mensagens dos Bispos e pastores e também aos testemunhos de transformação de vida.
UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Com esta dinâmica senhor tem observado mudanças ?
Pastor Geraldo Vilhena responde: Sim                                                                depois da implantação deste projeto os jovens internos tiveram mais interesse pela leitura.  Tendo como conseqüência um grande crescimento espiritual e educacional  na vida dos jovens na Fundação Casa.
É usado como fonte a FOLHA UNIVERSAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário