quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Verdades que ninguém fala sobre o amor

Verdades que ninguém fala sobre o amor

Muito mais do que uma troca de olhares e sorrisos compartilhados, ter uma relação para a vida toda exige sacrifícios e, principalmente, lutas.

Ganhar flores e chocolates todos os dias é o sonho de muitas mulheres. Ter uma esposa linda e com o corpo perfeito é o desejo de muitos homens. Mas o amor verdadeiro nada tem a ver com a quantidade de presentes que se ganha, muito menos com a aparência exterior. Podemos observar casais bonitos, ricos e famosos se divorciarem todos os dias. Mas, então, se isso não é o verdadeiro amor, o que o caracteriza e o faz florescer? 
No vídeo intitulado Lição de Amor, uma campanha feita pela ONG norte-americana Jubilee Project, diversas crianças responderam o que ele significava para elas. Ben, de 8 anos, disse: “Você a trata de maneira especial. Como quando minha mãe quer ler um livro em sua cama e meu pai vai com ela para a cama, mas se ela quiser ver TV, ele também verá TV”,  afirmou. O entrevistador indagou: “Você acha que isso é amor?” Ele respondeu com convicção: “Sim. Meu pai aprecia minha mãe e o que a minha mãe quer fazer, ele faz”.
Em outras palavras, ele disse que o amor é renúncia, companheirismo e amizade. Características que marcaram a vida do casal australiano Turia Pitt e Michael Hoskin. Eles namoravam desde a época do colégio e há quatro anos ela passou por um grande pesadelo ao participar de uma maratona no deserto. Por conta de um incêndio florestal, teve 65% do corpo queimado.
 
 Para ajudar a companheira a superar essa fase, Michael, que era policial, decidiu abandonar a profissão. Foram mais de 200 cirurgias, quatro dedos amputados e a luta pela vida e pela recuperação da autoestima uniu o casal (Foto ao lado) ainda mais.
Recentemente, Michael pediu Turia em casamento. Em uma entrevista para a CNN, canal de televisão local, quando o apresentador perguntou se em algum momento ele pensou em deixá-la e seguir sua vida sozinho, o ex-policial respondeu emocionado: “Eu estou com a alma dela, com o caráter dela e é a única mulher que continua a encher meus olhos”.
Como as lutas fortalecem o casal?
Para Juliana Crissie Piovaccari, psicóloga e coach, o amor significa companheirismo. “A importância de ter um casamento saudável está relacionada ao desenvolvimento como ser humano, ao apoio e à estrutura que podem fornecer um ao outro. São atitudes que proporcionam autoestima para enfrentar os desafios”, explica.
 
 A doutora Cynthia Guedes Alvim, médica psiquiatra, acrescenta que, ao contrário do que ensinam os contos de fadas, não há relacionamento que dure sem que haja desentendimentos, problemas e dificuldades a serem superados. “Nada é tão simples como se vende por aí, não é só ‘achar o amor da sua vida e viver feliz para sempre’. É uma construção diária. Deve-se investir energia, tempo e dedicação no relacionamento para viver momentos felizes e enfrentar os tristes”, ressalta.
Assim como o exemplo de Turia e Michael, que superaram uma tragédia, a história de Evilásio dos Santos, de 30 anos, pastor, e sua esposa, Glaciele dos Santos, de 30 anos, (Foto ao lado) mostra também que o amor verdadeiro cresce em momentos ruins. Eles se conheceram na igreja e há cinco anos decidiram se unir no Altar. No começo, tudo parecia ir muito bem, estavam apaixonados, trabalhando juntos, superando os pequenos problemas de convivência, até que, três anos depois de casados, um grande susto marcou a vida do casal.
Já era tarde da noite e o pastor fechava o escritório da igreja quando olhou para Glaciele, que estava ao seu lado, e a viu desmaiada. “Corremos para o hospital. Lá fizeram muitos exames e não diagnosticaram nenhuma doença. Ela passou a vomitar muito e entrou em coma”, se recorda.
No início, ele não sabia como lidar com a situação e ficou desesperado. Mas, ao observar a esposa desacordada, sem saber o que causava aquela doença, decidiu lutar. “Eu jamais pensei em abandoná-la, pelo contrário. A família da Glaciele estava desesperada, o pai dela disse para eu me separar para não ter trabalho, mas isso não me abalou. Usei minha fé e passei a orar para que ela saísse do coma”, lembra.
Depois de três meses, ela foi para a UTI onde constataram que estava com encefalite anti-NMDAR, uma doença rara, autoimune, em que o paciente desenvolve convulsões, seguidas de estado catatônico e diminuição do nível de consciência. “E, como se não bastasse, ela também pegou infecção hospitalar. Eu olhava para a Glaciele e via força, coragem nos olhos dela, o quanto ficava calma quando eu segurava sua mão e cantava músicas. O meu amor só cresceu neste período”, assegura Evilásio.
A perseverança do marido ajudou muito para a cura dela. “Hoje a doença foi embora, mas nunca me esquecerei de que ele passou um ano inteiro comigo em um quarto de hospital, auxiliou a enfermeira, até trocar fraldas, que precisei usar, ele trocou. O Evilásio lutou por mim, mesmo tendo a escolha de ir embora. Tenho certeza de que ele é o homem da minha vida, vivemos grudados, vou lutar por este amor eternamente”, enfatiza.
Base de areia
 

Ao contrário do que Evilásio fez pela esposa, o companheiro da arte-finalista Camila Mateus Alves (Foto ao lado), de 27 anos, a deixou quando a doença que ela tinha piorou. “Aos 24 anos descobri que estava com insuficiência renal crônica. No começo, ele disse que estaria ao meu lado, que venceríamos juntos. Era o que eu precisava ouvir, mas, quando piorei, ele optou por ir embora e terminou comigo”, lembra.
Nessa época ela sofreu muito, perdeu forças para lutar, esqueceu do seu valor. “A dor que eu sentia na alma era maior do que qualquer dor física. Não acreditava no que estava acontecendo comigo, já não bastava tudo que eu estava vivendo em minha saúde?” , diz.
Mas ela tinha que escolher se afundava de vez em sua tristeza ou buscava uma chance de se reerguer. “Eu já conhecia as reuniões da ‘Terapia do Amor’, mas nunca tinha pensado em participar. Como eu precisava de ajuda, decidi ir. Foi por meio das palestras que, pouco a pouco, superei aquela fase tão dolorosa”, afirma.
Foi difícil, mas ela precisou reconhecer que o ex não a amava. “Hoje continuo lutando pela minha cura, mas sou outra pessoa, mais madura e confiante. Agora, com as palestras ‘21 Verdades sobre o Amor’, aprendi  que o verdadeiro amor exige sacrifício, renúncia e entrega, tudo crê, tudo espera e suporta”, conclui.
Mitos x realidade
O real significado da palavra “amor” vem sendo perdido e substituído por mitos. Por isso, Renato e Cristiane Cardoso, palestrantes e apresentadores, têm falado o que quase ninguém diz sobre os relacionamentos amorosos. “As pessoas muitas vezes começam uma relação e não dão importância à verdade, apenas ao sentimento. Então, muitos ficam em um relacionamento achando que o sentimento mudará a outra pessoa e isso não acontece”, explica Cristiane.
“Existem muitas mentiras, mitos sobre o amor que as pessoas acreditam e promovem, porque são vestidas de verdade. Por isso, até a noite do Ano-Novo, falaremos sobre as 21 verdades sobre o amor, para que ele seja construído em uma base sólida”, explica Renato. Em cada palestra uma verdade é discutida (na próxima quinta-feira, dia 3, por exemplo, será a quarta verdade). O objetivo é fazer com que todos descubram os segredos do verdadeiro amor inteligente e entendam que um casamento feliz faz bem para todas as áreas da vida.
Um estudo divulgado em um jornal britânico de medicina mostrou que idosos viúvos viviam menos que idosos cujas esposas ainda estavam vivas. Em outro estudo publicado em um jornal norte-americano de medicina foi mostrado que homens com doenças cardiovasculares que disseram saber que são amados pelas esposas apresentavam muito menos sintomas cardíacos quando comparados aos que não se sentiam amados pelas esposas. O que isso quer dizer? Que um bom relacionamento amoroso melhora até mesmo o funcionamento do organismo.
Mas para ter um casamento bem-sucedido é preciso compromisso diário, paciência e sabedoria para superar todo e qualquer obstáculo. E isso nada tem a ver com os príncipes e princesas dos filmes nem com os “casais margarina” que fazem comerciais. Então, se você quer alguém com quem possa contar por toda a vida, se dedique, lute, valorize-o. Porque o amor é muito mais que um sentimento, é uma decisão.
21 verdades sobre o amor
Todas as quintas-feiras
até o final do ano, Renato e Cristiane Cardoso revelarão as 21 verdades sobre o amor. Anote em sua agenda e esteja presente no Templo de Salomão (Av. Celso Garcia, 605 – Brás,
São Paulo).  O evento também acontece em todos os Estados. Para saber o endereço mais próximo acesse 





Voluntários da UNIVERSAL, reuni famílias dos internos da Fundação CASA em um almoço próximo do Templo de Salomão.



 A base de uma sociedade feliz é a família, se uma família vai mal, tudo ao seu redor vai mal, e foi pensando nisso que o Pastor Geraldo Vilhena, está realizando  um projeto, voltado para as famílias dos internos, todo ultimo domingo de cada mês, famílias são recebidas, com carinho para uma confraternização, um almoço oferecido pelos voluntários da IURD, neste ultimo domingo, foi muito mais que especial, foi super especial, pois vi de perto que este projeto tem dado muitos frutos,




Pastor Geraldo Vilhena , deu uma palavra de fé para as mães. Disse ele: “’ Muitas vezes o seu filho parece ser uma outra pessoa, ele é um filho amoroso mais tem momentos que ele se transforma . Isso é um mal espiritual , o Governo tem feito  grandes  investimentos , mais isso não resolve , a família tem que usar a fé é uma coisa simples , mais é o que resolve o mais importante é o trabalho espiritual “’



Em seguida as mães acompanharam com atenção os testemunhos de fé de Robson de Freitas









 Robson diz que várias vezes tentou parar de usar as drogas , mais não conseguiu, foi só com ajuda de Deus, conseguiu sair do fundo do abismo,





e Amauri Figueiredo , ambos com envolvimento com drogas e tráfico Amauri conta que havia muitos conflitos , dentro de casa, meu pai não aceitava , minha mãe, conheceu JESUS e tudo mudou, comecei a ver minha mãe como minha amiga. 







Elza fala da libertação de seu filho do uso das drogas.


Nelma foi vítima das drogas e fala do drama de uma enfermidade, que desencadeou pelo uso de 10 anos de uso de drogas.


Laudelino fala para as famílias a importância dos internos da Fundação Casa se batizarem nas águas.


Foi feita também a oração da fé , pelas famílias , pois o problemas maior é espiritual,






A festa ficou completa com um delicioso almoço servido com carinho para todos  com direito a sobremesa, sorvete .




































Foi feita também a distribuição de livros do Bispo Macedo, e caixinhas de promessas com a foto do templo.



























Doação de roupas e sapatos para todas as famílias.







Para muitas pessoas, parece sem importância alguma, esse  almoço, mais ver de perto a alegria de cada mãe, não tem preço que pague, uma vida sendo restaurada , é uma sementinha que aos poucos vai dar muitos frutos para o Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário