terça-feira, 25 de novembro de 2014

Jesus, um exemplo de comunicador

Jesus, um exemplo de comunicador

O Mestre ensina a importância da comunicação para quem busca o sucesso














É preciso saber que divulgar uma empresa é crucial para a sua sobrevivência no mercado. Como esperar conseguir clientes sem que eles saibam que você existe? Um líder que não consegue se comunicar com clareza, força e concisão não se qualifica como tal. As melhores ideias são inúteis se não forem comunicadas de maneira contundente.
Os líderes da Bíblia não tinham e-mail, aparelhos de fax, telefones celulares ou mesmo microfones. A imprensa escrita não existia na época do Velho e do Novo Testamentos. Talvez, em virtude da falta de tecnologias complexas para se apoiarem, eles se tornaram mestres da palavra escrita e falada.
Essas comunicações se classificam como algumas das mensagens mais fortes, efetivas e duradouras já realizadas na história da humanidade. Ninguém poderia ignorá-las como o “memorando da semana passada” ou “o discurso usual de plataforma”.
O Mestre
Porém, os líderes ficavam muito atentos para assegurar que suas mensagens fossem comunicadas com exatidão de tempos em tempos e de um lugar para outro. Moisés e Davi foram especialistas em gerenciar reuniões de grupo e processos de grupo. E alguns deles chegavam a milhares de pessoas.
Existem inúmeros exemplos, no Livro Sagrado, de bons líderes comunicadores, mas, o maior de todos eles, sem sombra de dúvida, é Jesus. Ele utilizava pequenas reuniões de força-tarefa com seus discípulos, falava ao público em geral e confrontava os religiosos governantes e as autoridades seculares com a mesma competência.
Mesmo utilizando um tipo de linguagem para cada um de seus interlocutores, Jesus expressava-se de forma que pudesse ser entendido por todos. Seguidas vezes, usava a parábola para facilitar o entendimento da mensagem que buscava passar.
Particularmente, durante a época de Jesus, as cartas (epístolas) iam e vinham pelo Oriente Médio, Grécia, e Roma, e eram o meio básico de comunicação entre aqueles que estavam tentando disseminar o Evangelho em um ambiente frequentemente hostil.
Lições do Mestre
Os melhores líderes de hoje precisam sentir-se bem com grupos de todos os tamanhos e com vários métodos de comunicação. Comunicar-se com cada pessoa individualmente, em pequenos grupos ou em grandes grupos, envolve um tipo diferente de poder, e o líder perspicaz desenvolve um nível confortável com cada um, misturando e combinando esses métodos num esforço de comunicação efetiva que mova a organização para seus objetivos.
Use linguagens, imagens e metáforas que toquem profundamente seu interlocutor. Jesus, por exemplo, utilizava as parábolas quando queria facilitar o entendimento de todos. Era eficiente em utilizar uma linguagem de entendimento universal. Em suas parábolas, sugeria imagens que eram facilmente apreendidas por todos.
Ele era criativo e sabia cativar o “ouvinte”. Além disso, Jesus repetia seguidamente Sua mensagem a seus discípulos e eles a transmitiam a outras pessoas. Assim, as Boas Novas eram repassadas adiante sem que perdessem a qualidade.
Perceba que para motivar os outros a alcançarem seus objetivos, você deve comunicar sua mensagem constantemente. Compartilhe informações, como Jesus fazia. As pessoas provavelmente as descobrirão de qualquer modo, mas de uma fonte menos desejável. É melhor que as ouçam de você, para estabelecer uma relação de confiança mútua.
Você não precisa ser um orador nato, como era Jesus, mas entenda que as habilidades de comunicação podem ser exercitadas e aprendidas. Ele passava suas mensagens aos discípulos, que, literalmente, as praticavam com outras pessoas, disseminando o que haviam aprendido. Muitos dos apóstolos não eram oradores natos, mas aprenderam a ser pela prática.  
Pense nisso!



















Esta dinâmica é feita nas Unidades da Fundação Casa de São Paulo, com a orientação dos técnicos da Fundação Casa e Obreiros da IURD.
Pastor Geraldo Vilhena (Coordenador de evangelização em Unidades da Fundação Casa de São Paulo)

UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA:Qual a importância da Folha Universal nesta dinâmica?
Pastor Geraldo Vilhena responde: A Folha Universal é rica em diversas informações que edifica os jovens internos e famílias na parte espiritual e social.
UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Por que edifica na área espiritual?
Pastor Geraldo Vilhena responde: Por que os jovens tem informações de varias mensagens dos Bispos e pastores e também aos testemunhos de transformação de vida

UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA O senhor tem observado mudanças?
Pastor Geraldo Vilhena responde: Sim                                                                depois da implantação deste projeto os jovens internos tiveram mais interesse pela leitura.  Tendo como conseqüência um grande crescimento espiritual e educacional  na vida dos jovens da Fundação Casa.


É usado como fonte a FOLHA UNIVERSAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário