quarta-feira, 20 de maio de 2015

Universal fala português no Haiti

Universal fala português no Haiti

Idioma é ensinado para auxiliar quem planeja vir para o Brasil

















Você sabia que a Universal dá aulas de português no Haiti?
É que, além de evangelizar e salvar almas, a Igreja busca diminuir, de todas as formas possíveis, o sofrimento do povo haitiano, provocado principalmente pelo terremoto ocorrido no país em 2010, que matou mais de 200 mil pessoas e deixou cerca de 1,5 milhão de desabrigados.
O pastor Ulisses Batista, responsável pelo trabalho evangelístico da Universal no Haiti, conta que a instituição está presente no país desde 2008. “Inicialmente nosso trabalho era feito de casa em casa, mas hoje temos um templo em Porto Príncipe (capital do país), na rua Lamber, t#8.”
Apesar dos esforços do Governo haitiano e da ajuda humanitária que o país recebe da Organização das Nações Unidas (ONU), o povo tem poucas perspectivas de trabalho e de ascensão social. “Com o terremoto muitas pessoas perderam a família, casa, comércio e trabalho. Foram obrigadas a sair do país para procurar meios de sustentar suas famílias ou para se manter, uma vez que perderam tudo. Na esperança de ter um novo começo, muitos deles foram para o Brasil”, destaca o pastor.
De maneira geral, o Brasil tem acolhido os refugiados haitianos. Porém, a barreira da língua tem sido um grande entrave na busca da ressocialização em terras brasileiras. Diante dessa dificuldade, a Universal resolveu dar aulas de português para auxiliar quem planeja vir para o nosso país. “No primeiro dia, foram mais de 40 haitianos. Na segunda sessão, chegamos a dar aula para 70 pessoas. Em 10 meses chegamos a atender quase 200 haitianos. Alguns deles conseguiram, de forma legal, chegar ao Brasil.”
Saber uma nova língua ajuda a romper barreiras
E o pastor Ulisses sabe bem como é enfrentar a barreira do idioma em um país novo. Quando chegou ao Haiti, ele não sabia o idioma local e pediu para um auxiliar dele, que conhecia o português, ensiná-lo. “No Haiti há muitos que falam francês, mas, na sua maioria, as pessoas mais pobres, que não têm recursos para pagar uma escola, só falam o crioulo (dialeto local)”, explica ele.
O pastor diz que muitos haitianos estudam pelo prazer de conhecer a língua portuguesa para um dia poderem realizar o sonho de ir para o Brasil. “Há quem consiga, mesmo no Haiti, trabalho por meio da língua portuguesa. Hoje dou aula de português, mas tenho um obreiro haitiano que aprendeu comigo a língua portuguesa e que, junto com a minha esposa, Edna, também dá aulas. Assim, temos ajudado muitos haitianos.”




Próximo do Templo de Salomão, o Bispo Jadson abençoa as famílias dos internos da Fundação CASA.


São mães com filhos internados na Fundação Casa, viciados em drogas e tráfico, muitas delas estão com os seus maridos no presídio. problemas financeiros, doenças. Em fim são pessoas sofridas e humilhadas pela sociedade este é o perfil destas mães que os voluntários da UNIVERSAL cuidam todas as semana.

Neste primeiro domingo do mês de fevereiro/15 os voluntários da UNIVERSAL se reuniram próximo do Templo de Salomão,  fizeram uma surpresa para estas mães, um almoço especial. 

A primeira tecladista da UNIVERSAL Cristina Miranda, começou o evento com lindas música.


Centenas de livros NADA A PERDER TRÊS do Bispo Edir Macedo foram distribuídos para as famílias dos internos. 







O Livro A ÚLTIMA PEDRA também foram oferecidos para as famílias.




Na oportunidade os voluntários da UNIVERSAL mostraram para as famílias,  os trabalhos feito pelos internos da Fundação CASA usando como o importante material a FOLHA UNIVERSAL.






Um ex-traficante Amauri  liberto dos vícios nas reuniões da UNIVERSAL, conta como foi a sua entrada para o crime e a sua saída.

Também um ex-internos Iarael Fossaluzza da Fundação CASA conta a sua história para todos.

Um ex-criminoso liberto na UNIVERSAL também fala da sua vida passada.

O Bispo Jadson realiza orações para todas as famílias presente dos internos da Fundação CASA.




Apresentação de uma peça teatral cujo o titulo A MORTE SE ENCONTRA COM O EMPRESÁRIO.




Para finalizar o delicioso almoço para todos os presentes.




Algodão doce não pode faltar feito pela voluntária Marcia

Que o Senhor Jesus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário